O Sal da Língua

Sons organizados de forma a exprimirem uma grande variedade de emoções.

Transformer, 1972

 

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Disco emblemático para a fase glam rock da década de 70, Transformer tornou-se numa referência musical mais abrangente e a maioria dos temas presentes neste disco fazem parte do imaginário musical e das referências de muitas bandas da actualidade. Foi o primeiro disco de Reed após a saída atribulada dos The Velvet Underground em 1970 (na verdade, foi o segundo, já que “Lou Reed” de 1971 se limitava a sessões de gravação de temas dos Velvet) e pretende ser uma imagem de vivências até então ocultas e afastadas do meio musical da época. Drogados, prostitutas, misfits em geral são as personagens principais de temas como o celebrado Walk on the Wild Side, Perfect Day ou Vicious. Produzido por David Bowie e Mick Ronson, marcou o regresso de Reed à ribalta, às boas graças da Factory de Warhol e serviu de apresentação a um público mais vasto. Conta a lenda que Bowie, entusiasmado com o sucesso de Transformer, propôs a Reed a gravação de um disco mais pop. O resultado foi (literalmente) um murro no olho, três décadas de relações cortadas e o surgimento em 1973 de Berlin, o disco mais negro da carreira de Reed, conta a história de um casal de drogados apaixonados, e um dos mais obscuros da história da música. Reed nunca se libertou realmente do sucesso de Transformer e construiu uma carreira fundada na procura da libertação. Só o conseguirá em 2003 com The Raven (curiosamente o disco que marca o reatar de relações com Bowie através da participação deste em Hop Frog), mas essa é outra história.

DL

nunoromano

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