O Sal da Língua

Sons organizados de forma a exprimirem uma grande variedade de emoções.

Violator, 1990

dmviolator.jpg
Estava eu a vasculhar coisas antigas para preparar uma compilação com os temas fetiche das saudosas festas da escola de há 18 (!) anos atrás (a publicar aqui no blogue em breve…), quando me deparei com este disco. Disco de vinil recebido numa festa de Natal do trabalho dos meus pais, tinha ainda a singela idade de 12 anos. Devo dizer que o recebi em forma de desilusão, já que o que eu queria mesmo era o colorido álbum dos New Kids on the Block. Vergonha, eu sei. Mas o que pode uma criança de 12 anos fazer com um disco destes, todo preto com uma rosa vermelha no meio, chamado Violator, de uns tipos chamados Depeche Mode? Durante cerca de três, quatro anos, olhei para ele sempre com alguma desconfiança, apesar de fazer parte das autênticas farras de gira-discos que fazia em casa, sozinho ou com amigos. Alinhava-se juntamente com os Taxi, a Lene Lovich e os Fischer Z do meu tio, os Led Zeppelin e o Campolide do Sérgio Godinho do meu pai e os Beatles e os Abba da minha mãe. Pelo meio, os inevitáveis e míticos TopGenius tão do agrado dos anos 80. Mas os temas de Violator iam ficando. A cada ano que passava, o disco soava de forma diferente e foram precisos quase dez anos de amadurecimento para perceber o que tinha ali. Depressa passou para a frente da fila dos discos (à altura, com a rivalidade dos primeiros CDs) e começou a ser acarinhado de outra forma, como um livro de estimação. Hoje, passados agora vinte anos, Violator é um dos discos da minha vida e foi, definitivamente, o disco que, por me acompanhar desde cedo, me ajudou a compreender o carácter mutável e apaixonante desta coisa espantosa chamada música.
1 Comment»

  Telmo wrote @

Sem dúvida alguma um álbum que, mais do que um disco, constaria também da minha autobiografia


Leave a Reply

