O Sal da Língua

Sons organizados de forma a exprimirem uma grande variedade de emoções.

Kim Doo Soo, 10 Days Butterfly

kimdoosoo-5-10daysbutterfly.jpg

E é aqui que tudo se torna transcendente. Esta foi para mim a descoberta do mês e é ainda com algum receio que me presto a ouvir este 10 Days Butterfly de Kim Doo Soo. É que não sei o que me arrisco a encontrar no final de cada verso ou antes de cada parte de guitarra acústica. Existe música folk na Coreia do Sul (pois, eu também fiquei espantado quando li o mesmo) e Kim Doo Soo é uma personagem venerada por aquelas paragens. Ouvir qualquer música que seja deste senhor é um momento solene. Garanto que nunca a imagem do vento a atravessar uma seara fez tanto sentido. E o coreano não faz, de todo, parte das línguas que conheço. Há algumas letras traduzidas pela Internet, caso a música desperte o interesse para as letras. É que são poesia autêntica. A vida de Kim Doo Soo tem sido recheada, entre questões pessoais (depressão, alcoolismo, suicídio), sociais (opressão política) e interiores (esteve recluso em meditação numa das montanhas da Coreia durante 10 anos). O potencial dramático de tudo isto é tremendo. E extraordinariamente belo.

Nota de Sal: 10/10

1 Comment»

  NakedSelf wrote @

Fiquei cheia de curiosidade…Se eu muitas vezes acho que a letra é algo que eleva muito o nível da música, excepções há em que tal não me parece tão importante, seja por não ser perceptível ou de idioma que não conheça. Caso de Cocteau Twins e Pizzicato Five, assim de repente. Estou a ver que se trata de mais uma excepção. Vou à procura, ora pois!


Leave a Reply

