O Sal da Língua

Sons organizados de forma a exprimirem uma grande variedade de emoções.

The Moldy Peaches, 2001

Há discos assim. Parados no tempo há espera que os recuperemos e descubramos. No caso dos The Moldy Peaches, digamos que se assistiu a este fenómeno de redescoberta, mas a uma escala mais global. Nestes casos, também é costume dizer que se trata de uma banda à frente do tempo. Não sei se será assim, mas, no meu caso, este disco homónimo de 2001 chegou-me às mãos na altura certa. Os Peaches são liderados por Adam Green e Kimya Dawson e tiveram o expoente editorial no virar do século. Tiverem reconhecimento relativo sem nunca atingirem a notoriedade que talvez merecessem. Os últimos anos foram de relativo desprezo pelo projecto conjunto, dedicando-se Green e Dawson a projectos a solo. No caso de Green, com resultados admiráveis.

A recuperação dos Peaches foi feita através da banda sonora de Juno – admirável, um exemplo de coordenação de princípios e de ambientes entre música e filme – em que Kimya dá voz a muitos dos temas. O tema central do filme, Anyone Else But You, é um original dos Peaches e aparece na banda sonora na versão original, mas também na versão do casal romântico de Juno, tal como aparece no filme.

Os Peaches são notoriamente anti-folk, urbano-depressivos, infantis. Há toques de telemóvel inesperados a meio de refrões, seguidos de risos comprometidos. E o talento bruto que ali está assusta. Tanto Green como Dawson são peculiares à sua maneira. Adam Green era um compositor por formar, à procura de experiência. E a voz de Kimya Dawson é apenas e só maravilhosa. Há quem peça o reencontro dos dois e parece que tal começa a acontecer.

Advertisements

No comments yet»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: